terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Via Sacra - 2007

Roteiro da Via Sacra - 2007


1ª Estação

Local - Praça do Colégio Antônio Gomes em frente à igreja católica.
Problemática - A degradação da mata do Xexém, reserva de mata atlântica localizada no Conjunto Mario Andreazza.

Nesta estação, contemplamos Jesus que é condenado à morte, pela agressão do modelo econômico, cultural e religioso do seu tempo. Assim como Jesus, também estamos condenados à morte quando não preservamos os recursos naturais do nosso planeta.

A degradação do meio ambiente é uma sentença de morte para humanidade. O problema da degradação ambiental é presente em nossa comunidade e tem como exemplo vivo a Mata do Xexém.

Oração – Ó Deus, criador de todas as coisas boas, olha com carinho de Pai para todos os representantes da fauna e flora deste ambiente que sofrem com a ação devastadora do ser humano. Dá a todos nós sabedoria para preservar este nosso meio ambiente e coragem para lutar pela vida em abundância. Pedimos isso, pelos méritos da Paixão e morte de teu Filho amado Jesus Cristo, Nosso Senhor.

2ª Estação

Local – Lavanderia.
Problemática – O desperdício no consumo da água.


O uso irracional dos recursos naturais como à água levará a humanidade a tempos de muito sofrimento. Na medida em que não preservamos a água vamos morrendo aos poucos porque a água é vida. Quantas atitudes insensatas do dia fazem e nós seres humanos consumidores irresponsáveis desse recurso tão precioso e necessário à vida.

Precisamos também estar cobrando das autoridades competentes políticas públicas para preservação das águas em nosso país, em nosso estado e em nossa comunidade. Viva a água, pois ela é vida!

Oração – Ó Deus, teu Filho Jesus caiu sob o peso da cruz. Tantas são nossas fraquezas diárias, consumismo, injustiça, irresponsabilidade, crueldade com o que deixaste de mais precioso para a humanidade: o meio ambiente.


Senhor tem piedade de nós e ajuda-nos a recomeçar a cada dia, a sermos discípulos e discípulas, carregando nossa cruz. Pedimos isso, pelos méritos da Paixão e Morte de teu Filho amado, Jesus Cristo, nosso senhor.

3ª Estação

Local – Centro Comunitário
Problemática – O problema do consumismo em nosso bairro.


Quantas vezes, induzidos pelo apelo da mídia ou dos amigos, caímos em tentação de comprar coisas que não precisamos. Quantas vezes a fraqueza toma conta da nossa razão e deixamos de investir em coisas que servem para o crescimento da alma para gastarmos com o supérfluo. Vivemos em uma sociedade onde o ter é mais valorizado que o ser.

Uma sociedade que é ditada pela lógica do mercado, na qual se busca o produto que mais agrada que mais dá prazer. É necessário resgatar em nosso meio familiar, em nossa comunidade valores como a solidariedade, a partilha, a paz e a fraternidade.

Oração – Ó Deus enviaste teu Filho Jesus para assumir a natureza humana, ser igual a nós. Ele se humilhou e obedeceu, entregando sua vida por nossa salvação. Ensina-nos, diante de nossas quedas, fraquezas e egoísmos, a recomeçar, a perdoar e sermos solidários com nossos irmãos. Pedimos isso, pelos méritos da Paixão e Morte do teu Filho amado, Jesus Cristo, Nosso Senhor.

4ª Estação

Local – Ponto dos alternativos.
Problemática – A poluição sonora em nossa comunidade.


Nesta estação contemplamos Jesus que cai duramente pela terceira vez com o peso da cruz. Assim como Jesus está fraco e caindo, nosso corpo vai enfraquecendo perdendo as forças quando não temos momentos de silêncio e descanso.

Quando não damos atenção aos sons da natureza e a linguagem do nosso corpo. Da mesma forma o ser humano enfraquece quando o diálogo não é a linguagem que reina, onde os conflitos destroem a convivência diária.


Oração – Ó Deus, Pai de todas as criaturas, dirige teu olhar para aqueles que são movidos pelo egoísmo, vem em nosso socorro. Ensina-nos a acolher a todos como fez Jesus e teremos paz em nossa terra. Pedimos isso, pelos méritos da Paixão e Morte de teu Filho amado, Jesus Cristo, nosso senhor.

5ª Estação

Local – Em frente ao posto do PSF.
Problemática – O lixo em nossa comunidade.


A morte de Jesus na cruz representa também a morte do bairro toda vez que não tratamos o lixo de forma adequada, jogando nas ruas, em terrenos baldios, sujando nossa comunidade e contribuindo para proliferação de doenças.

Oração – Ó Deus, Pai de bondade, olha por nossa comunidade, protege-a, acolhe teus filhos e filhas e fortalece todos que aqui moram, daí discernimento para cuidarmos do nosso meio ambiente, promovendo uma cultura de paz em nossa casa e em nosso bairro. Pedimos isso, pelos méritos da Paixão e Morte de teu Filho amado, Jesus Cristo, nosso senhor.

ENCERRAMENTO

Jesus não ficou só na morte, Ele ressuscitou.
Algumas vezes por causa dos nossos problemas e sofrimentos, sentimos que Jesus ainda esta no túmulo. Podemos nos sentir sem esperança, mas precisamos lembrar da historia da nossa comunidade. Construímos o Mutirão um tijolo depois o outro, um vizinho ajudando o outro. Da mesma forma precisamos construir em nós o sentimento de zelo e cuidado para com a nossa comunidade e para com o nosso bairro.

Hino da Campanha da Fraternidade 2007
Grupo de percussão


Seja o verde o sinal da esperança
Na Amazônia, rincão da aliança
Sem os males que gera a cobiça
Com o Cristo que tudo renova,
Haveremos de ver terra nova
Nova terra onde reina a justiça!

Rios, lagos, florestas e povos,
Bendizei ao Senhor na canção,
Bendizei ao Senhor na canção,
É canção que constrói tempos novos
Nossa vida e missão neste chão!
Nossa vida e missão neste chão!

Os apelos de Deus pela vida
Vêm na voz de Jesus que convida
Ao convívio na diversidade.
Pelo pobre que se há de acolher
A Amazônia vai se converter
Na Planície da fraternidade.

Amazônia, levamos ao mundo,
O clamor que se faz tão profundo
Por justiça, trabalho e pão,
Pela vida que se manifesta,
Pelos nossos irmãos da floresta
Pela paz e evangelização.

Amazônia, este canto
Nos ajude a enxugar todo pranto
Deste solo tão forte e tão terno!
E que a vida dos mártires seja
Novo sopro de vida na Igreja
E esperança de um mundo fraterno.

Nenhum comentário: